O que parecia não ter utilidade, ganha agora um destino nobre. A prefeitura de São Paulo decidiu aproveitar o entulho para produzir asfalto e recapear ruas e avenidas da cidade.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Banimento de sacolas em São Paulo é inconstitucional , diz Plastivida que continuará campanha educacional !
“O problema não é o produto, o problema é o desperdício gerado pela falta de conhecimento e de políticas públicas de coleta seletiva e reciclagem”, explicou.
A Plastivida não só promove o uso de sacolas mais robustas, que. seguindo normas da ABNT, podem acondicionar até 6Kg, mas também trabalha com a educação e conscientização para reduzir o consumo em 30% até 2012 dos 17,9 bilhões de unidades consumidas em 2008, quando a campanha foi lançada.
Coleta Seletiva de Eletrônicos passa na CCJ da Câmara de SP!
A CCJ deu parecer reconhecendo a legalidade e constitucionalidade do projeto de lei 066/2011 que estabelece diretrizes para a implantação de um programa municipal de coleta seletiva de resíduos eletrônicos e tecnológicos como pilhas, baterias, computadores e televisores que tenham sido descartados. Segundo um dos autores do projeto, o vereador Floriano Pesaro, o objetivo é criar um sistema de gerenciamento ambientalmente responsável e adequado a essa categoria de resíduos.
O projeto de lei obriga produtores, importadores e distribuidores de equipamentos eletrônicos e tecnológicos a organizarem um sistema de coleta dos resíduos que priorize a reutilização, reciclagem, tratamento e descarte final ambientalmente adequado dos produtos.
O projeto de lei obriga produtores, importadores e distribuidores de equipamentos eletrônicos e tecnológicos a organizarem um sistema de coleta dos resíduos que priorize a reutilização, reciclagem, tratamento e descarte final ambientalmente adequado dos produtos.
Os Ecopontos !
os Ecopontos são contentores para a recolha selectiva de produtos a reciclar, de forma a proteger o ambiente. Eles são quatro: o amarelo, o azul, o verde e ainda o vermelho de dimensões menores. Para cada ecoponto está estabelecido o lixo que deve ser colocado, isto é, o plástico e metal, o vidro, papel/cartão e pilhas, respectivamente.
A Reciclagem e o Meio Ambiente.
A reciclagem nos dias de hoje é vital para a conservação e melhoramento do meio ambiente. A redução de explorações de recursos naturais e o terminar dos tão incomodativos aterros sanitários como anteriormente os conhecíamos, são algumas das suas principais razões.
Assim, estas três palavras «Reduzir, Reciclar, Reutilizar» estão já a ser incutidas às crianças para que cresçam conscientes do papel que têm na preservação do ambiente. Reduzir a poluição, reciclar o lixo e reutilizar o maior número possível de objectos deve ser o lema de todos.
COMO COLOCAR A RECICLAGEM EM PRÁTICA.
Normalmente em todos os locais só existe um cesto de lixo. Pois bem, separe vários sacos plásticose vá colocando cada tipo de lixo em um deles.
É fácil...basta você "guardar" os saquinhos de embalagens que você ganha nos supermercados! Depois fixe um "sarrafo" de uns dois metros na parede do quintal ou da área de serviços e pendure os saquinhos com um prego, e vá substituindo-os conforme eles encherem. Se quiser, poderá escrever "caprichadinho" no sarrafo, um nome para o destino de cada saquinho. Para empresas é só orientar os funcionários e colocar tambores grandes com os respectivos nomes, logo terá muitas pessoas de olho naquele lixo que vale dinheiro.
O que é a reciclagem ?
Este processo é importante, nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis e energia. Para produzir alumínio reciclado, por exemplo, utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário.
Assinar:
Postagens (Atom)